domingo, 29 de agosto de 2010

Oficina com Professores de Escolas Indígenas

Em evento organizado pela 39ª CRE, no dia 26/08/10, o NTE recebeu professores  das Escolas Indígenas de abrangênica da 39ª CRE  para uma oficina pedagógica sobre as tecnologias. Após um momento de debate sobre o papel do professor na sociedade do conhecimento e a introdução das tecnologias e mídias na escola, os professores foram convidados a participar das atividades preparadas pela equipe do NTE. Tendo o folclore por tema gerador, foram utilizados vários recursos, como: PowerPoint, HagáQuê, Word, Gravador de Som e Movie Maker. A intenção foi a de promover o encontro  entre o folclore brasileiro e indígena com a tecnologia, através da criação ou releitura de histórias em quadrinhos, lendas, vídeos, imagens e contos.

Formação em Constantina/RS


No dia 25/08, iniciamos uma formação de 40h,  na EEEF Medeiros e Albuquerque, em Constantina. O curso visa à preparação dos professores para a utilização do Linux Educacional em atividades pedagógicas. A motivação para aprender sempre mais, a amizade e o amor pela escola foram a tônica da noite.








sábado, 28 de agosto de 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Formação UCA

No dia 23/08/10, a equipe do NTE esteve na E.E.E.F. Manuel Arruda Câmara para mais uma formação de professores sobre o Projeto UCA. Desta vez, o grupo de educadoras participou de uma webquest voltada para a exploração do ambiente de aprendizagem do E-Proinfo. As atividades estão sendo desenvolvidas em grupos. A webquest foi apresentada aos professores por ser uma excelente ferramenta para a preparação de aulas dinâmicas e poderá ser útil quando o Projeto UCA for lançado junto aos alunos.

domingo, 22 de agosto de 2010

Reunião de Coordenadores dos NTEs/RS

Dia 20 de agosto, foi realizada mais uma reunião técnica administrativa e pedagógica de Coordenadores dos NTEs na CATE/DP/SE/POA, coordenada pela professora Zélia Guglielmi de Souza.
Como promover a inserção das tecnologias inovadoras de forma que contribuam para uma educação dinâmica e contextualizada? O principal ponto está em fortalecermos e contribuirmos nas práticas pedagógicas das escolas que integram recursos tecnológicos. Partindo deste ponto nossos encontros proporcionam informações, compartilhar e interagir atividades , problemas e soluções. Nesta oportunidade foram abordados assuntos sobre a instalação dos computadores Daruma, nas escolas Rurais, Professor Digital, necessidade de Recursos Humanos nos NTEs, Planejamento financeiro trimestral, resultado da pesquisa da Sala de Aula Digital, atualização do SIP e SIGETEC, uso da TV Escola como recurso didático que promove aprendizagens e para finalizar, o Programa UNA – Um Notebook por Aluno, no RS. Neste primeiro momento serão contemplados os municípios Cachoeira do Sul, Caxias, Esteio, Passo Fundo e a Capital Porto Alegre.

domingo, 15 de agosto de 2010

Inicia Cursos para alunos do EM, do Programa Jovem Digital/RS

Teve início, no NTE, nos dias 09 e 10/08/2010 os Cursos do Programa Jovem Digital do RS. No dia 09, os alunos do EM, que irão participar dos Cursos tiveram sua primeira aula. Nesta oportunidade, estiveram presentes diretores das escolas ou seus representantes, pois as escolas terão o compromisso de motivar, informar, acompanhar o andamento dos Cursos de seus alunos. Responsabilizando-se também pelo estágio, dos alunos, que será feito em um turno na própria escola, ou outra, próxima a residência do aluno. O estágio tem objetivo de criar oportunidades para aplicação e sedimentação dos conhecimentos, facilitando o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho.
O calendário dos Cursos seguirá o cronograma:
Aluno Monitor – Microsoft 09/08/2010
Aluno Técnico – Intel 06/09/2010
Cisco - CCNA1 11/10/2010
Desafio Digital 16/11/2010
No dia 10/08 realizamos a aula inicial para os alunos
 que foram certificados em 2009, pelo Curso Aluno Monitor, da Microsoft. Durante as duas próximas semanas estarão realizando uma revisão do Curso Aluno Monitor.
Aluno Monitor – Microsoft 09/08/2010 (MsTech)
Aluno Técnico – Intel 23/08/2010
Cisco - CCNA1 27/09/2010
Desafio Digital 16/11/2010
Os alunos participantes do Programa Jovem Digital receberão R$150,00 mensais como incentivo ao desenvolvimento dos cursos, bem como, para ressarcir os gastos de transporte.
Os tutores, Acmet Sleman e Almira de Arruda Birk, agradecem as Escolas envolvidas, sendo estas:
EEEB Érico Veríssimo – Carazinho, IEE Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola,- Carazinho, EEEM Cônego João Batista Sorg- Carazinho, EEEM Veiga Cabral –Pinheiro Marcado/Carazinho, EEEM Ernesta Nunes –Carazinho, IEE Júlia Billiart – Chapada, IEE São Francisco Solano, Não Me Toque, EEEB José Maria de Castro – Victor Graeff.

Programa Escola Ativa

O uso Pedagógico das Tecnologias na Educação do Campo

Nos dias 09 e 10 de agosto o NTE através da profª Leila da Silveira participou de uma formação para integrar o uso pedagógico dos computadores em sala de aula nas escolas rurais. O Programa Escola Ativa compreende a utilização das TIC nas salas multisseriadas rurais, que receberão os computadores do PROINFO Rural e têm como objetivo a formação e qualificação dos professores das escolas do campo. Um novo desafio para os professores que trabalham com turmas multisseriadas, mas também novas alternativas para atender as especificidades destas escolas e o seu contexto sócio cultural.
O Programa Escola Ativa  é realizado pelo Ministério da Educação(MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação (FNDE), em parceria com as Instituições de Ensino Superior Públicas (IES) e com a adesão, voluntária, de estados e municípios.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Formação Projeto UCA

No dia 09/08/10, foi realizada mais uma etapa da formação dos professores da E.E.E.F. Manuel Arruda Câmara sobre o Projeto UCA. Na oportunidade, as professoras do currículo debateram suas primeiras impressões sobre o laptop e exploraram alguns dos programas que serão utilizados com os alunos, quando ocorrer o lançamento do projeto.

Dúvidas, incertezas, expectativas, ansiedade, motivação... Essa mistura de sensações surge quando vivenciamos algo novo, desconhecido. São elas que nos impulsionam para que ousemos buscar uma educação diferenciada e em consonância com o mundo tecnológico em que vivemos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mais uma Etapa de Formação para Tutores do Programa Jovem Digital

Entre os dias 26 e 30 de julho, os integrantes do NTE, Acmet Sleman e Almira de Arruda Birk, tutores do Programa Jovem Digital, estiveram em Porto Alegre, participando de mais uma etapa de Formação do Projeto Jovem Digital. – Tecnologia e Juventude: nosso futuro depende dos dois. Este projeto visa proporcionar aprendizado, qualificação e certificação na área de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, através de cursos presenciais e a distância e disponibilizar, na sequência, estágio para aplicação e sedimentação dos conhecimentos adquiridos, facilitando o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho.
Almira, Flávio Cisco/RJ e Acmet
Nos dias 26 e 27, o professor Flávio Provedel, do RJ, fez uma revisão dos conteúdos do curso de Tecnologias de Rede, da CISCO CCNA1, abordando tanto fundamentação teórica quanto atividades práticas. No dia 28, foi realizada uma reunião com os representantes dos NTEs, na qual estiveram presentes os diretores dos setores Pedagógico e de Logística da SE e também o diretor da PROCERGS. Este evento enfatizou a importância do Projeto Jovem Digital no RS. Na mesma oportunidade, Marjorie Nunes, explanou sobre como proceder o cadastro dos alunos no ambiente de aprendizagem, Aluno Monitor, da Microsoft.
Já nos dias 29 e 30, os professores Patrícia Batista Franc e Clérisson, de São Paulo, representantes da MsTech, ministraram uma revisão de conteúdos do curso Aluno Técnico da Intel, na qual os tutores foram avaliados através do estudo e apresentação de tópicos de conteúdos/ uso de metodologias que serão aplicados nos cursos com os alunos. O cronograma do Projeto Jovem Digital se estenderá de 09/08 a dezembro de 2010, com a oferta dos referidos cursos para os alunos das escolas públicas de Ensino Médio, da 39ª Coordenadoria Regional de Educação.