Motivados pela formação realizada em POA, os professores coordenadores do Projeto Escola Ativa, voltaram para seus municípios e aceitaram o desafio!
Após contatos para acertos de datas, horário, local, transporte e tudo o que envolve uma formação realizamos nos dias 24 de novembro e 01 de dezembro de 2011 a formação do Programa Escola Ativa para o município de Três Palmeiras. A professora coordenadora do município Márcia Colares Fontana juntamente com sua equipe foi incansável para que a formação fosse exitosa. E, assim 17 professores lá estavam ávidos para compartilhar e rever conceitos e práticas que incluam relações dinâmicas com a inclusão dos recursos digitais.
Além de informações e aprendizagens como a Márcia muito bem diz: “(...) viajamos no uso pedagógico das TIC, falamos de tecnologias e metodologias nos encontramos e aprendemos, fizemos o programa escola ativa acontecer.”
Em 08 e 15 de dezembro recebemos no NTE, 7 professores do município de Novo Xingu e 13 professores do município de Santa Bárbara do Sul, reafirmando a necessidade do planejamento participativo e colaborativo. Este programa se propõe a ser um alicerce onde professores possam aprender juntos, construindo laços afetivos, muitos 'nós', podendo debater e compartilhar dificuldades e pensar juntos, soluções para mudar a realidade educacional do campo.
Este ano foi o começo, para o próximo continuaremos a buscar juntos a melhores formas de ler e interpretar a realidade do campo conectada, potencializando o seu desenvolvimento para lidar com as características da sociedade atual, que enfatizam a autonomia do aluno para a busca constante de novas aprendizagens.