Quais são as possibilidade de interações das tecnologias na educação no campo?
No dia 19 de novembro/2010 realizamos em parceria com a 39ª CRE, uma Oficina para 29 professores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio com o objetivo de oportunizar espaços, recursos e situações de aprendizagem que permitam realizar atividades pedagógicas incluindo os programas/software do Linux Educacional, explorando suas potencialidades pedagógicas como possibilidade de novas interações de ensino e aprendizagem considerando as diversidades culturais e sociais.
Escolas participantes:
Escola Israelina Martins Silveira e Escola Aloysio Hofer do município de Chapada;
Escola PE. Escola Manuel Gonzáles e Escola Sepé Tiaraju do município de Sarandi; Escola Osvaldo Ritter do município de Saldanha Marinho;
Escola São Bento do Distrito de São Bento;
Escola João Menegon e Escola 28 de Março do município de Rondinha;
Escola Isabel de Orleans do município de Ronda Alta;
Escola Joaquim Nabuco do município de Três Palmeiras;
Escola Antônio Mânica, Escola Felice Campanhoni e Escola Ivânia de Oliveira do município de Trindade do Sul;
Ensino Médio Veiga Cabral do município de Carazinho
Responsável 39ª CRE: Profª Anelise Della Senta
Responsáveis NTE: Darli Giacomolli Piva
Leila da Silveira
A Educação do Campo evidencia o respeito à diversidade cultural e às realidades que fazem parte das comunidades. Encontramo-nos diante de uma nova forma de ver o tempo, poder, trabalho, a comunicação, a relação entre as pessoas, as informações e instituições.
Para nós educadores, alguns desafios permanecem os mesmos, Nóvoa afirma que nós educadores devemos ter consciência de que nossa formação é sempre um processo de desenvolvimento pessoal. As tecnologias devem estar sempre a serviço da proposta pedagógica com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos educandos, mas para que transformemos essas experiências em conhecimentos necessitamos do outro. Esse é um momento de consolidação da competência coletiva
A proposta pedagógica desta Oficina desenvolveu-se tendo como fundamentação os temas do Projeto Minha Terra
1.1. Cidade e Trabalho
1.2. Cidade e Cultura
1.3. Cidade e Qualidade de Vida
1.4. Cidade e Participação Social
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