sábado, 21 de abril de 2012


Nos dias 16, 17 e 18 de abril, o NTE participou do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital 2012 - SENID, na UPF, em Passo Fundo. O evento teve o objetivo de debater a tecnologia e a inclusão digital na cibercultura e foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), sob a liderança do Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira, da UPF.
 Na primeira noite, ocorreu a palestra do Prof. Dr. Sérgio Amadeu da Silveira  com o tema “Cultura hacker e sobre o poder colaborativo e o potencial de compartilhamento nas redes digitais”. Na segunda noite, o Prof. Dr. Evaldo Couto abordou o tema “Narrativas pessoais e intimidade coletiva nas redes sociais digitais” e, na terceira noite, o Prof. Dr. Roberto Maragliano trouxe o tema “História e pedagogia nas mídias”. Além do  lançamento do livro “Inclusão Digital – polêmica  contemporânea” de Nelson de Lucca Preto e Maria Helena Bonilla (ambos da UFBA) e do Espaço Games, cujo objetivo era o de debater sobre o potencial pedagógico dos jogos, o seminário foi permeado por inúmeras oficinas , apresentações de artigos e painéis, atividades paralelas que oportunizaram a todos os participantes experiências sugestivas e curiosas a respeito do uso das tecnologias. Um evento para pensar o conhecimento e a tecnologia e as possibilidades de suas diferentes abordagens em sala de aula, visando a tornar o ensino-aprendizagem mais criativo, dinâmico, contextualizado  e, o melhor, integrando  o uso das ferramentas atuais.

2 comentários:

  1. Colegas do NTE: foi um prazer compartilhar estes dias de aprendizado na companhia de vocês. Um grande abraço a Andréa, Adriane e Darli. Espero poder encontrá-las em outras oportunidades!
    Ana Rúbia.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, para nós foi muito importante a presença de vocês. Fica o convite para o NTE Carazinho fazer parte da comissão organizadora no próximo ano.

    []'s Adriano

    ResponderExcluir