Ao mudar a forma de ensinar e de aprender com mídias e tecnologias o educador transforma sua vida em processo permanente de aprendizagem, ajudando os alunos na construção de suas identidades, de seu caminho pessoal e profissional no seu projeto de vida.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Seminário ProInfo e TV Escola
Aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o Seminário ProInfo e TV Escola 2008-“Edição Sul”, em Florianópolis Santa Catarina, sendo mais uma ações do MEC/ProInfo Integrado que estabelece sintonia entre seus eixos de abordagem: infra-estrutura, conexão, conteúdo e capacitação.
Participaram deste Seminário a professora multiplicadora Almira de Arruda Birk e o técnico de suporte, Acmet Sleman.
O diretor do DP/CEAD/MEC, Demerval Bruzzi, abordou o tema: As TICs como instrumentos didático-pedagógicos, ressaltando a importância do uso pedagógico das tecnologias, demonstrando que o essencial na educação é o método e não o meio, salientando que é necessário revolucionar o aprendizado, pois sabemos que a modernidade não restringe-se as inovações tecnológicas e nos computadores de última geração, mas sim no uso integrado das tecnologias contextualizadas aos conteúdos curriculares.
As apresentações dos NTEs “Casos de Sucesso”, enriqueceram este Seminário, compartilhando experiências através do uso integrado de mídias e tecnologias que contribuíram de forma significativa no processo de ensino aprendizagem. Além destas atividades, foram realizadas Oficinas com objetivo de orientar os participantes quanto a atualização/utilização do Sistema de Gestão Tecnológica - SIGETEC - demonstração de novas funcionalidades, atualização de informações e seleção e gerenciamento de distribuições. Quanto à instalação do Linux Educacional em computadores com Sistema Operacional Windows instalado de modo que possam ser acessados em dual-boot, e quanto às principais funcionalidades do Portal do Professor esclarecendo dúvidas quanto ao cadastro e uso das ferramentas interativas e demais recursos disponíveis.
Em relação à TV Escola foi debatido sobre a necessidade da utilização efetiva da programação como recursos que fundamentam as práticas pedagógicas possibilitando diversificar e utilizar novas metodologias e materiais de apoio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário