sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Introdução à Educação Digital - 40h

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional/Proinfo Integrado
Introdução à Educação Digital (40h)

“O grande desafio é inovar a educação com as novas tecnologias e mídias!”

Na inclusão das novas tecnologias como instrumento de transformação no contexto educacional, justifica-se a necessidade de buscarmos e ousarmos novas possibilidades e alternativas na democratização do conhecimento e da cultura.
O NTE/Carazinho/RS integra-se ao Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional contribuindo para a inclusão digital de profissionais da educação, ao familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Em 26 de junho iniciamos a primeira turma do Curso de Introdução à Educação Digital. Hoje desenvolvendo a sétima turma, sabemos que são muitas aprendizagens, novas interações, muitas conexões e a certeza do quanto ainda temos o que aprender.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Interagindo no Projeto "Minha Terra/ 2008"

O NTE esteve presente na reunião de Coordenadores Pedagógicos promovido pela 39ª CRE na EEEM João Batista SORG/Carazinho, para divulgar o Projeto “Minha Terra 2008”que acontece numa parceria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Fundação Telefônica através do Portal EducaRede.
Divulgamos a participação do vídeo conferência que aconteceu no dia 11.08 e teve como objetivo o lançamento da proposta “Minha Terra 2008”, que visa promover as tecnologias como espaços de aprendizagem, em especial a Internet como meio de interação e a inclusão digital de alunos e professores através do eixo temático cultura regional.
Espaço propício para que educadores e educandos compartilhem conhecimentos e experiências sobre a diversidade das realidades brasileiras a partir da construção da pesquisa realidade local. Portanto, alunos e professores atuão como “repórteres” e “chefes de redação”, respectivamente. Os temas de trabalho são os seguintes:
Mercado de Trabalho, Qualidade de Vida, Produção Cultural, Participação Social.
A idéia é proporcionar que alunos e professores compartilhem informações, experiências e produzam conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira a partir da leitura de sua própria identidade local- daí o nome Minha Terra.
Vá conferir você também o sucesso do Projeto do Projeto Minha Terra 2008.
Junte-se a nós! Inscreva-se!Ainda há tempo.
www.educarede.org.br

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Introdução à Educação Digital IV- Ronda Alta

Mídias na Educação


No dia 14 de agosto no CEFET de Passo Fundo, participamos do Encerramento do Ciclo Básico do Programa de Mídias na Educação/Formação Continuada a Distância em Mídias na SEED/MEC e CEFET/Passo Fundo/Pelotas/RS.
As professoras do NTE/Carazinho/RS Almira de Arruda Birk e Leila da Silveira, Profª Helena Alves da E.E.E.F. Herculino Baldissarella/ Ronda Alta, Profª Marly Xavier da Silva Rauber do Colégio Estadual Blau Nunes de Santa Bárbara do Sul/RS, apresentaram o Projeto “Integrando Mídias e Tecnologias na Preservação da Vida”.
Segundo Toquinho e Vinícius de Moraes...
(...)De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar(...)

A proposta deste Projeto é integrar mídias e tecnologias, para criar novos espaços nas diferentes áreas do conhecimento, articulando saberes conectado com a vida, integrando práticas e conceitos pedagógicos no contexto educacional.
Acreditamos que as Mídias e as Tecnologias permitem integrar-nos com tudo e com todos. Hoje somos atores e produtores, receptores e consumidores, pois as tecnologias ocupam todos os espaços e ambientes. A conexão da informática e telecomunicações gerou desafios e oportunidades na construção de aprendizagens, comunicação de idéias, novos ambientes de interatividades.
Mas para que transformemos essas experiências em conhecimentos necessitamos do outro. Esse é um momento de consolidação da competência coletiva. Parabéns a todos os colegas professores pelos seus excelentes trabalhos apresentados, à coordenação e equipe de tutores, em especial à Profª Bárbara Garré.