quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Encerramento Curso de Introdução à Educação Digital V, VI e VII


“Desenhe, fotografe, marque...
Registre, arquive, determine o sentido que deseja à sua vida e construa a sua história.”
Indiscutíveis as “marcas” de educadores como Paulo Freire, José Manuel Moran, Pierre Levy, Dewey dentre outros. Trilhas pelas quais percorremos buscando o rumo em novos horizontes, novas conexões que rompem com uma prática pedagógica centenária de transmissão e recepção de conhecimentos. Rupturas e transgressões que determinam novas formas de interação e comportamento.
Como situar a prática pedagógica para propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar?
Professores participantes do Curso de Introdução à Educação Digital V, VI e VII, enfatizam que a consolidação de novas aprendizagens e competências continuarão surgindo através do trabalho em equipe, da formação continuada, articulando saberes conectados com a vida, integrado a práticas e conceitos pedagógicos no contexto educacional. Encerramos no NTE três cursos para professores utilizando o Sistema Operacional Linux Educacional, que vão dar continuidade a democratização da cultura, do saber, da vida em rede, conectada com o mundo. São desafios constantes que nos obrigam a resignificar aprendizagens e interações com a certeza de que educamos e aprendemos quando encontramos significados para os nossos propósitos e interesses. Há muito que se aprender nesta fantástica aventura de tecnologias e humanidades.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Seminário dos NTE/08 e 09 de outubro de 2008


Tema: “Sala de aula digital: Práticas e Perspectivas.”

Nos integramos aos NTEs do RS em POA, fora do ambiente virtual para trocar experiências, fortalecendo laços pessoais e conexões cooperativas.
A apresentação dos grupos dos NTEs abordando os seguintes temas: Comunidade NTE, Uso responsável da Internet, Educação Digital 40h, Semana de Ciência e Tecnologia, Seminários de NTEs,
Linux Educacional 2.0, Projeto Minha Terra, Projeto Vamos Cuidar do Brasil, foi construída através de uma nova experiência colaborativa, utilizando o ambiente virtual Google Docs, concluída na apresentação durante este seminário, resultando em experiência de sucesso.
As palestras: “Portal do Professor”, Amanda Nascimento; “Sala de Aula Digital” Ervino Deon; “Tecnologias na Educação”, Sônia Bier ; “Uso responsável da Internet”(GVT); “Alfabetização e Letramento Digital”, Priscila Gonsales, contribuíram de forma significativa para motivar e dinamizar o processo de ensinar e aprender.
A presença “magnífica” da professora Léa Fagundes,(na foto com as multiplicadoras do NTE) sempre bem vinda com seus conhecimentos, idéias e em especial sua energia positiva que contagia a todos.

Parabéns Colegas

Hoje é o "Dia do Professor"!
Hoje somos desafiados por uma revolução tecnológica, que muda conceitos e formas de comunicação. A escola é um complexo mundo de relações, mas essencialmente é o lugar onde se desenvolve a capacidade de interagir com o mundo. Envolve à flexibilidade de novas combinações pedagógica, o ensinar e o aprender com amor.
Hoje é dia de refletir, buscar a construção coletiva, de comprometimento,
de acreditar na superação, de fazer a verdadeira inclusão social.
Hoje é dia de ter orgulho em ser professor e educar para a sensibilidade, para a construção de pessoas que “Ao ver o rosto encantado e feliz da pequena aluna sob o olhar atento e carinhoso da professora, quem há de negar a importância do amor na educação?” Rubem Alves

Oração do Professor
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinarAprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor. Autor: Antonio Pedro Schlindwein