Ao mudar a forma de ensinar e de aprender com mídias e tecnologias o educador transforma sua vida em processo permanente de aprendizagem, ajudando os alunos na construção de suas identidades, de seu caminho pessoal e profissional no seu projeto de vida.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Oficina: "Aldeia Global: Imagens e Sons Digitais na Educação Indígena"
Oficina: "Aldeia Global: Imagens e Sons Digitais na Educação Indígena"
“A tarefa educativa não é fornecer, unicamente, os instrumentos básicos da percepção, mas também desenvolver a capacidade de julgamento e discriminação através da experiência social corrente.”
Marshall McLuhan.1964
A globalização a partir das tecnologias da informação e comunicação proporciona a inter-relação das diversidades culturais dos povos.
O NTE/Carazinho/RS, integrado ao II Encontro Regional de Educação Indígena Kaingang, promovido pela 15ª CRE e 39 ª CRE, realizou no dia 23 de junho a Oficina: "Aldeia Global: Imagens e Sons Digitais na Educação Indígena" para 41 Professores das Escolas Estaduais Indígenas, oportunizando espaços, recursos e situações de aprendizagem que permitiram realizar experiências educativas inovadoras integradas à Mídias e Tecnologias e as diversidades culturais e sociais da cultura indígena.
Os novos paradigmas educacionais exigem aprendizagem constante para aprender a aprender, aprender a conviver com Mídias e Tecnologias desenvolvendo uma prática contextualizada à realidade do aluno, como elo que faça sua inclusão ao mundo digital preservando tradições e costumes.
Obras da artista plástica Ilse Ana Piva Paim das séries: “Brasilidade”, “Guerreiras” e “Sou Brasil” abordam a questão da Cultura Indígena e da preservação e conscientização destes povos. A obra da artista motiva e enaltece a cultura destes povos, evidenciando a ética, respeito e valores. O depoimento da artista evidencia a necessidade da integração da arte e da tecnologia na construção de um mundo humanizado que respeita as diversidades.
As atividades propostas desenvolvidas em grupo contextualizaram a integração de arte, tecnologia, das culturas diversificadas compreendendo e utilizando o potencial pedagógico dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem nas suas comunidades, sugerindo criatividade na ação de recriá-las, sendo elas:
As Imagens Falam (software: editor de texto, de desenho e de apresentação); Repórter por um dia e Você na TV (vídeo/filmadora);Construindo histórias (software HagáQuê)
A formação continuada é fundamental que o educador compreenda as mudanças globais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá o blog é uma oprotunidade de apresentarmos nossos trabalhos realizados nas escolas,por isso será uma importante ferramenta no nosso dia a dia. Abraço.
ResponderExcluirOlá Colega Marli e demais colegas do NTE! Parabéns à você e sua equipe! Um abraço Rosicler e....equipe NTE ERECHIM
ResponderExcluirOlá, pessoal!!!
ResponderExcluirEstava procurando a Leila, mas gostei de encontrá-los por aqui.
Bem legal o trabalho de vocês, estamos participando de uma disciplina que discute os blogs e suas potencialidades.
Bem, se quiserem nos visitar é só acessar o http://nte-erechim.blogspot.com.
Informem o Leila que deixei um abraço pra ela.
Um abração,
Rosane!!!
Leila!
ResponderExcluirFicou legal a foto, conheço esse pessola, muito bom que estejam dando cuntinuidade aos trabalhos de Formaçao na Educçao Indigena.
Abraços: Helena