segunda-feira, 30 de março de 2009

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC-100h


A Secretaria de Educação a Distância-SEED/MEC, reelaborou uma nova versão para o Programa Nacional de Informática – ProInfo, instituído pelo decreto nº 6.300 de 12 de dezembro de 2007 que postula a interação e articulação de três componentes:
- Instalação de ambientes tecnológicos nas escolas,
- Organização de conteúdos e recursos educacionais e multimídias digitais nos próprios computadores;
- Disponibilização continuada dos professores para o uso pedagógico das TIC.
Este Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC-100h que visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores possam compreender o potencial pedagógico dos recursos das TIC, planejar estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC na prática pedagógica. O ambiente de suporte para ensino-aprendizagem à distância em que se realiza o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC-100h é o TelEduc.
A metodologia do Curso é distribuída em 4 Unidades, sendo 64h das atividades desenvolvidas à distância/ EAD e 36h Presenciais que abordam os seguintes temas:
Unidade 1 - Tecnologia na sociedade, na vida, na escola
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade1/

Unidade 2 - Hipertexto, hipermídia, Internet
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade2/

Unidade 3 - Práticas pedagógicas e Mídias digitais
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade3/

Unidade 4 - Tecnologia e Currículo
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/

Iniciamos a 1ª turma em novembro/2008 e retomamos as atividades em 10/03/2009 com a contextualização do tema da Unidade II: Internet, hipertexto e hipermídia.
Em 24.03/09 realizamos o 1º Encontro Presencial da 2ª Turma do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC-100h - Grupo 2 no NTE.
Para o sucesso destas formações é preciso que formadores e cursistas percebam que as Mídias e Tecnologias proporcionam múltiplas formas de ensinar e aprender.
Interagir no ambiente virtual através de suas diversas ferramentas é um desafio e a conquista de novas concepções de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário