Ao mudar a forma de ensinar e de aprender com mídias e tecnologias o educador transforma sua vida em processo permanente de aprendizagem, ajudando os alunos na construção de suas identidades, de seu caminho pessoal e profissional no seu projeto de vida.
terça-feira, 27 de março de 2012
Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico
“O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo.”
(Paulo Freire)
(Paulo Freire)
E foi essa “presença curiosa” que nos levou, no dia 21/03/12, a participar do SIEMP – Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico promovido pelas colegas do NTE – Caxias do Sul/4ª CRE lá fomos acolhidos para compartilhar anseios e descobertas acerca da reestruturação do Ensino Médio.
As mudanças certamente desacomodam e nos instigam a buscar maneiras de transformar nossas ações e práticas e também a acompanhar a roda-viva da evolução humana. Evolução que é uma necessidade que se faz presente na escola, em especial no EM, para acompanhar as mudanças e exigências do mundo globalizado, conscientizando alunos e alunas de seu valor e levando-os a se valorizarem como cidadãos atuantes no mundo.
Além de uma “presença curiosa”, o conhecimento também “requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção”. Pensando assim, a 39ª CRE organizou uma reunião no dia 23/03/12 para as equipes diretivas de escolas de Carazinho, Tio Hugo, Santo Antônio do Planalto, Chapada, Almirante Tamandaré do Sul e Coqueiros do Sul. A pauta tratou do calendário escolar, da formação continuada dos professores, do trabalho sobre diversidade (Afro Quilombola, Educação Ambiental, Sexualidade e Saúde do Escolar), das obras escolares e especialmente dos relatos das escolas sobre a implementação do EM Politécnico.
Enquanto NTE e parte da 39ª CRE, estamos buscando meios de nos integrar às mudanças que a proposta do Em Politécnico exige e, também, maneiras de auxiliar as as escolas, os professores e os alunos do EM.
quarta-feira, 14 de março de 2012
HORA DO PLANETA 2012
Toda hora é hora.
Mas AGORA é a hora!
Sábado 31 de março das 20h30min ás 21h30min
VAMOS APAGAR A LUZ! Promovida pelo quinto ano consecutivo pela ONG internacional WWF, a ação convida pessoas de todos os cantos do planeta a ficar no escuro durante 60 minutos para mostrar que estão preocupadas e dispostas a fazer sua parte para combater o aquecimento global.
Apague as luzes!
http://www.youtube.com/watch?v=ZX_lHhFH8gk (vídeo oficial)
Mas AGORA é a hora!
Sábado 31 de março das 20h30min ás 21h30min
VAMOS APAGAR A LUZ! Promovida pelo quinto ano consecutivo pela ONG internacional WWF, a ação convida pessoas de todos os cantos do planeta a ficar no escuro durante 60 minutos para mostrar que estão preocupadas e dispostas a fazer sua parte para combater o aquecimento global.
Una-se a este bilhão de pessoas mobilizadas a aderir e participar da ação “apagando as luzes”.
Divulgue a todos os seus contatos e mobilize-os a participar.Apague as luzes!
http://www.youtube.com/watch?v=ZX_lHhFH8gk (vídeo oficial)
quinta-feira, 8 de março de 2012
Dia Internacional da Mulher
Olá colegas mulheres!
Lindas, maravilhosas, plenas, absolutas, necessárias.
Somos tudo isso e muito mais.
“Inumeráveis são as qualidades de uma mulher. Forte, mas com um olhar que simboliza como o branco, a mais pura inocência. Combinaçãode sensualidade, ternura e energia, que irradia ao seu redor. Intuitiva e sincera, transita entre o instinto e o emocional. Exerce magnífica atração. Mais que bela, de bem com a vida. Mais que feminina, plena.”
(Boticário)
(Boticário)
A Equipe do NTE/Carazinho, parabeniza a nós todas.
Escola Ativa /2012 Engenho Velho
Formação Continuada Escola Ativa/2012
Engenho Velho/RS
Retomamos em 2012 as Oficinas de formações continuadas para os professores que participam do Projeto Escola Ativa, com a certeza que “Vento algum é favorável para quem não sabe onde ir.”(Sêneca)No dia 28 de fevereiro os “bons ventos” nos indicavam o caminho de Engenho Velho. Lá nos aguardavam professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha (Linha Bela Vista – interior /Municipio de Engenho Velho que participam do Projeto Escola Ativa Educação no Campo:Tecnologias e Práticas Pedagógicas. Este programa se propõe a ser um alicerce onde professores possam aprender juntos, debater, buscar e compartilhar novas ações para reinventar práticas pedagógicas incluindo mídias e tecnologias que despertem a consciência do valor da vida no campo e a importância da preservação ecológica.
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.” (Paulo Freire)
Inicio do Ano Letivo
No dia 24/02/12 participamos do encontro de formação e abertura do ano letivo promovido pela 39ª CRE, na UPF. O evento contou com dois palestrantes e cerca de 500 pessoas, entre equipes diretivas e professores das escolas estaduais da região.
A primeira palestra foi proferida pela professora Márcia Adriana Carvalho, representante da UNIDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), atualmente Secretária Municipal de Educação em São Francisco de Paula. Intitulada “A responsabilidade de cada um na construção da Escola Cidadã”, esta palestra enfatizou a questão do comprometimento docente com o futuro dos alunos e da própria escola, a urgência de uma ressignificação do espaço escolar como um local onde se desperte a curiosidade e se instiguem as perguntas, para que o conhecimento seja construído coletivamente e que, efetivamente, os cidadãos e cidadãs que formamos possam fazer uso social dele. Afinal, para Márcia, “educar é dar às pessoas a chave do mundo, que são a independência e o amor, e preparar as suas forças para que percorram sozinhas, com o passo alegre das pessoas livres e espontâneas” (José Martí)
O segundo palestrante foi Pedro Mabone, superintendente da SUEPRO (Superintendência da Educação Profissionalizante?) e, neste evento, representando o secretário estadual de educação, José Clóvis Azevedo. Em sua palestra, reforçou as palavras da professora Márcia e ressaltou o trabalho coletivo e o papel do professor como símbolo na comunidade. Afirmou que os professores precisam buscar “o protagonismo de si mesmos”, ampliar os seus próprios horizontes, lutar para que não seja desmerecida a profissão e investir na formação continuada. Como representante do governo, reafirmou o compromisso com as quatro principais políticas do Estado: a democratização do acesso e permanência na escola; a reestruturação física das escolas; a modernização tecnológica e de logística das escolas públicas e o programa de valorização profissional.
A programação foi encerrada com a fala da Coordenadora Regional de Educação, Gelci Quevedo Agne, na qual destacou a importância da amorosidade no fazer pedagógico como meio de fomentar a criação de vínculos duradouros entre os alunos, os professores e o ambiente escolar. Que o ano letivo 2012 seja um sucesso para todos nós!
Bem Vindas!
Somos busca permanente de aperfeiçoamento, alegria, bem estar.
Assim se constrói a vida, de recomeços e esperanças.
Pessoas se conectam em grupos e tribos, se assemelham, se integram, se afinam para desvendar códigos, aprendizagens nas novas formas de relações humanas.
Em 2012 adicionamos novas parcerias na perspectiva de que desafios estimulem às ações pedagógicas inovadoras.
Acreditamos e incentivamos o uso das tecnologias no dia a dia da prática pedagógica escolar, nesta expectativa agregamos novas energias e habilidades acolhendo as colegas Emilia Inês Pinheiro Bervian – coordenadora do Núcleo e Adriani Reis Finger - formadora.
Bem vindas, colegas!
Equipe do NTE/Carazinho/RS
Encerrando Ciclos
Almira de Arruda Birk!
Quando uma jornada termina, outra está apenas começando.
Almira está se aposentando, mas uma nova fase pessoal está
iniciando agora.
Ainda há muita coisa para fazer, viver e experimentar.
À frente do NTE Carazinho ela foi guia e mestre.
Foi chefe e amiga. Foi competência e eficiência.
Foi alegria ao desempenhar suas tarefas.
Foi liderança e sensibilidade.
Esta etapa se encerra com a certeza do dever cumprido.
A que se inicia certamente lhe trará muitas coisas boas!
Amiga e colega seja feliz!
Equipe do NTE/Carazinho
Almira está se aposentando, mas uma nova fase pessoal está
iniciando agora.
Ainda há muita coisa para fazer, viver e experimentar.
À frente do NTE Carazinho ela foi guia e mestre.
Foi chefe e amiga. Foi competência e eficiência.
Foi alegria ao desempenhar suas tarefas.
Foi liderança e sensibilidade.
Esta etapa se encerra com a certeza do dever cumprido.
A que se inicia certamente lhe trará muitas coisas boas!
Amiga e colega seja feliz!
Assinar:
Postagens (Atom)