terça-feira, 27 de março de 2012

Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico


“O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo.”
 
(Paulo Freire)
E foi essa “presença curiosa” que nos levou, no dia 21/03/12, a participar do SIEMP – Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico promovido pelas colegas do NTE – Caxias do Sul/4ª CRE lá fomos acolhidos para compartilhar anseios e descobertas acerca da reestruturação do Ensino Médio.
         As mudanças certamente desacomodam e nos instigam a buscar maneiras de transformar nossas ações e práticas e também a acompanhar a roda-viva da evolução humana. Evolução que é uma necessidade que se faz presente na escola, em especial no EM, para acompanhar as mudanças e exigências do mundo globalizado, conscientizando alunos e alunas de seu valor e levando-os a se valorizarem como cidadãos atuantes no mundo.
         Além de uma “presença curiosa”, o conhecimento também “requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção”. Pensando assim, a 39ª CRE organizou uma reunião no dia 23/03/12 para as equipes diretivas de escolas de Carazinho, Tio Hugo, Santo Antônio do Planalto, Chapada, Almirante Tamandaré do Sul e Coqueiros do Sul. A pauta tratou do calendário escolar, da formação continuada dos professores, do trabalho sobre diversidade (Afro Quilombola, Educação Ambiental, Sexualidade e Saúde do Escolar), das obras escolares e especialmente dos relatos das escolas sobre a implementação do EM Politécnico.
         Enquanto NTE e parte da 39ª CRE,  estamos buscando meios de nos integrar às mudanças que a proposta do Em Politécnico exige e, também, maneiras de auxiliar as as escolas, os professores e os alunos do EM.

3 comentários:

  1. ISTO É A LEGITIMA MERDA TRABALHO O DIA INTEIRO E TENHO MTMT TRABALHOS DE AULA PARA FAZER E NÃO TENHO TEMPO

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    1. Vc é o legítimo professor fracassado. Muda de profissão urgente

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  2. Concordo contigo, o Ensino Médio Politécnico é muito bom. Em nosso estado (RS) aproveita-se cerca de 30 % da aula, e o resto, bem o resto é jogado fora. Porque ficar dentro de uma sala de aula não fazendo nada, se podemos aprender uma nova profissão?

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