quinta-feira, 8 de março de 2012

Inicio do Ano Letivo


No dia 24/02/12  participamos do encontro de formação e abertura do ano letivo promovido pela 39ª CRE, na UPF. O evento contou com dois palestrantes e cerca de 500 pessoas, entre equipes diretivas e professores das escolas estaduais da região.
    A primeira palestra foi proferida pela professora Márcia Adriana Carvalho, representante da UNIDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), atualmente Secretária Municipal de Educação em São Francisco de Paula. Intitulada “A responsabilidade de cada um na construção da Escola Cidadã”, esta palestra enfatizou a questão do comprometimento docente  com o futuro dos alunos e da própria escola, a urgência de  uma ressignificação do espaço escolar como um local onde se desperte a curiosidade e se instiguem as perguntas, para que o conhecimento seja construído coletivamente e que, efetivamente, os cidadãos e cidadãs que formamos possam fazer uso social dele. Afinal, para Márcia, “educar é dar às pessoas a chave do mundo, que são a independência e o amor, e preparar as suas forças para que percorram sozinhas, com o passo alegre das pessoas livres e espontâneas” (José  Martí)
    O segundo palestrante foi Pedro Mabone, superintendente da SUEPRO (Superintendência da Educação Profissionalizante?) e, neste evento, representando o secretário estadual de educação, José Clóvis Azevedo. Em sua palestra, reforçou as palavras da professora Márcia e ressaltou o trabalho coletivo e o papel do professor como símbolo na comunidade. Afirmou que os professores precisam buscar “o protagonismo de si mesmos”, ampliar os seus próprios horizontes, lutar para que não seja desmerecida a profissão e investir na formação continuada. Como representante do governo, reafirmou o compromisso com as quatro principais políticas do Estado: a democratização do acesso e permanência na escola; a reestruturação física das escolas; a modernização tecnológica e de logística das escolas públicas e o programa de valorização profissional.
    A programação foi encerrada com a fala da Coordenadora Regional de Educação, Gelci Quevedo Agne, na qual destacou a importância  da amorosidade no fazer pedagógico como meio de fomentar a criação de vínculos duradouros entre os alunos, os professores e o ambiente escolar. Que o ano letivo 2012 seja um sucesso para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário