domingo, 13 de junho de 2010

Formação Inicial do Projeto UCA


No dia 10 de junho, aconteceu a primeira Formação sobre o Projeto UCA: “Um computador por aluno”, na CATE/DP/SE em POA/RS, sendo uma iniciativa do Governo Federal, ProInfo, que complementa as ações do MEC referentes à informática na educação em parceria com as SEs dos Estados.
Esta Formação foi realizada pela coordenadora geral do Projeto UCA no RS, Professora Léa Fagundes, acompanhada de outros professores e mestres da UFRGS e pela a coordenadora da CATE, professora Zélia Guglielmi de Souza e sua equipe.
O grupo de formadores do Projeto UCA no RS tem como objetivo unir recursos e integrar os formadores dos NTEs e NTMEs para agilizar soluções de problema e ações conjunto no trabalho nas escolas e de Educação à Distância.
Participaram desta Formação Coordenadores Regionais de Educação, Coordenadores dos NTEs, Diretores e Coordenadores Pedagógicos das seis escolas estaduais do RS, dos municípios de Carazinho, Porto Alegre, Santo Ângelo, Ijuí, Sapucaia do Sul e Osório, beneficiadas com o Projeto UCA.
De Carazinho, a EEEF Manuel Arruda é a contemplada com o UCA, onde a diretora, professora Gelsi de Oliveira e a coordenadora pedagógica, professora Ana Rúbia Bonamigo Pretto, juntamente com a Coordenadora Regional de Educação, professora Lizete Leiria Jarré, e a coordenadora do NTE, professora Almira de Arruda Birk, conheceram e integraram-se das ações necessárias para que a efetivação do referido Projeto aconteça de forma exitosa. Pois, sem dúvida, este Projeto será um grande marco na educação de toda a comunidade escolar, possibilitando a inclusão digital, uma verdadeira revolução na educação. Como diz a professora Léa Fagundes: “ o Projeto UCA proporciona uma Revolução na Cultura Digital. A Escola, ainda não realiza práticas pedagógicas inserida com as tecnologias. Se continuar assim, a escola será abandonada pelos alunos”. Mudança do papel do professor, proposta pedagógica da escola, formas de avaliação, novas concepções e outras questões, deverão ser reestruturadas pela comunidade escolar. A próxima Etapa será a Formação para professores Formadores dos NTEs, coordenadores pedagógicos e coordenadores do Projeto UCA nas escolas.
Carazinho, Ijuí e Santo Ângelo estarão recebendo uma Capacitação de 40 h presenciais, com professores da UFRGS, no período de 05 a 09 de julho de 2010, no NTE de Ijuí. O Ambiente Virtual de Aprendizagem será o E-ProInfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário