quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boas Festas!


O tempo passou e a gente nem viu...
É Natal!
Tempo de agradecer pelas lições aprendidas,
Pelas conexões e interações estabelecidas,
Pelas pessoas queridas,
Por todas as situações vividas: as boas e as ruins...
Tempo de renovar as esperanças,
De repensar a vida
E prospectar mudanças.
Um Novo Ano se aproxima...
Que 2012 venha repleto de felicidades, alegrias,
Amizades e interatividade!
Boas Festas!

Equipe NTE/Carazinho

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Encontro de Formação dos NTEs

         Nos dias 12 e 13 de dezembro nossa equipe participou do Encontro de Formação e Prospecção de Trabalho dos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado do RS. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento da Procergs, em Porto Alegre, e o objetivo foi o de debater a modernização tecnológica nas escolas públicas estaduais face às mudanças sociais e culturais vivenciadas no século XXI. Foram socializadas as práticas de cada núcleo e prospectadas alternativas para o desenvolvimento dos trabalhos para o ano de 2012, com ênfase nos programas Província de São Pedro, Formação em Tecnologia Educacional (PROINFO) e Ensino Médio – Tecnologia Educacional à Luz da Reforma Curricular.

        Um momento gratificante de encontro e integração dos membros dos NTEs e de prospecção dos desafios que virão em 2012. Ao trabalho!!!



domingo, 11 de dezembro de 2011

Escola Ativa_2011

Motivados pela formação realizada em POA, os professores coordenadores do Projeto Escola Ativa, voltaram para seus municípios e aceitaram o desafio!
Após contatos para acertos de datas, horário, local, transporte e tudo o que envolve uma formação realizamos nos dias 24 de novembro e 01 de dezembro de 2011 a formação do Programa Escola Ativa para o município de Três Palmeiras. A professora coordenadora do município Márcia Colares Fontana juntamente com sua equipe foi incansável para que a formação fosse exitosa. E, assim 17 professores lá estavam ávidos para compartilhar e rever conceitos e práticas que incluam relações dinâmicas com a inclusão dos recursos digitais.
Além de informações e aprendizagens como a Márcia muito bem diz: “(...) viajamos no uso pedagógico das TIC, falamos de tecnologias e  metodologias nos encontramos e aprendemos, fizemos o programa escola ativa acontecer.”

Em 08 e 15 de dezembro recebemos no NTE, 7 professores do município de Novo Xingu e 13 professores do município de Santa Bárbara do Sul, reafirmando a necessidade do planejamento participativo e colaborativo.
Este programa se propõe a ser um alicerce onde professores possam aprender juntos, construindo laços afetivos, muitos 'nós', podendo debater e compartilhar dificuldades e pensar juntos, soluções para mudar a realidade educacional do campo.
Este ano foi o começo, para o próximo continuaremos a buscar juntos a melhores formas de ler e interpretar a realidade do campo conectada, potencializando o seu desenvolvimento para lidar com as características da sociedade atual, que enfatizam a autonomia do aluno para a busca constante de novas aprendizagens.





quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VIII Seminário de Tecnologia

         Hoje participamos do encontro de encerramento do VIII Seminário de Tecnologia Educacional, em Ijuí.

           Durante as 40h do evento, estivemos debatendo “O lugar das TICs na formação e na mediação da docência”. O professor Adriano Teixeira, da UPF, proferiu nova palestra, desta vez enfatizando a experiência de ensinar e aprender através do meio digital. Momentos como esse são fundamentais porque nos permitem discutir as práticas pedagógicas que fazemos nas escolas, o papel dos NTEs e das Universidades no fomento ao uso das tecnologias e de socialização do que está sendo realizado. Além disso, também aproveitamos para estreitar os contatos com os colegas dos NTEs de Ijuí e Santo Ângelo.


            O que podemos dizer? Que aprendemos e compartilhamos muito e que já estamos preparadas para os próximos eventos! 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tecnologias na Educação do Campo e Programa Escola Ativa

O uso pedagógico das TIC nas escolas do Campo
Formação Módulo VI: Tecnologias na Educação do Campo e Programa Escola Ativa
 
Implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental,  em classes multisseriadas do campo, é uma das principais estratégias do Programa Escola Ativa/MEC.
A Professora Leila da Silveira em 03 de novembro/2011, na sede do NTE da 1ª CRE/POA, juntamente com os representantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), participou da formação “Tecnologias na Educação do Campo e Programa Escola Ativa” para reafirmar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo e compartilhar novas experiências.
A formação foi ministrada pela assessora do NTE da 1ª CRE Jacinta Adams e a assessora para Educação para o Campo no Departamento Pedagógico da Seduc, Ana Paula Baggio.
 A formação dos NTEs é a parte introdutória do Módulo VI do Programa Escola Ativa. OS NTEs darão o suporte tecnológico para as formações nas CREs e municípios que não possuem NTMs (Núcleos de Tecnologia Municipais).
 Após esta formação os multiplicadores dos NTEs e professores coordenadores do Programa Escola Ativa tem como objetivo multiplicar e orientar para utilização pedagógica das tecnologias em sala de aula, através do planejamento e organização de situações didáticas, na perspectiva da proposta pedagógica do Programa Escola Ativa, as quais potencializam a aprendizagem dos educandos com as tecnologias.
 

Formação professores de Três Palmerias

GIF animations generator gifup.com
GIF animations generator gifup.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seminário de Boas Práticas Digitais

     Nesta terça-feira, 25/10/11, participamos do Seminário Regional de Boas Práticas Digitais, realizado no Colégio Estadual Haideé Tedesco Reali na cidade de Erechim. O evento reuniu os NTEs e representantes das CRES de Passo Fundo, Soledade, Palmeira das Missões e Carazinho. O objetivo do encontro foi o de apresentar o resultado dos trabalhos efetuados com as tecnologias digitais nas escolas da região, visando à construção conjunta de conhecimento e à socialização das práticas desenvolvidas. A abertura oficial do evento ocorreu com o pronunciamento de Angélica Antunes, da Equipe de Tecnologia da Informação e Logística, da Secretaria de Estado da Educação. Em seguida, tivemos a palestra da Dra. Adriana Richit, da Universidade Federal da Fronteira Sul, com o tema “Formação de professores para o uso de práticas em tecnologias na Educação”. Na continuidade do evento, ainda na parte da manhã, iniciaram as apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Os dois primeiros projetos representaram a 7ª CRE – Passo Fundo: a professora Roberta Gradin, da EEEF Bandeirantes, de Sertão, apresentou o trabalho “Reaproveitamento de Óleo de Cozinha”. Já a professora Luciana Ceolin, da EMEF República da Colômbia, do município de Gentil, abordou o tema “Escrita e Oralidade: uma experiência com as tecnologias no meio rural”.

A seguir foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas escolas que representavam a 39ª CRE. As professoras Clenice Berghahn e Flávia Missio de Souza, do IEE São Francisco Solano, de Não-Me-Toque, abordaram o tema “Prevenir é cuidar – valorização da vida no combate ao uso de
drogas”. Este projeto foi desenvolvido com a utilização do software Movie Maker, de gravações em vídeo ocorridas na cidade e de uma montagem realizada com a música Whatever, da banda Oasis.A última apresentação da manhã foi feita pelas professoras Ivânia Claudete Sturmer e Rejane Seitenfuss Gehlen, do IEE Júlia Billiart, do município de Chapada, abordando o tema “Releitura de obras literárias – integrando tecnologias”, o qual teve início com a leitura das obras da 14ª Jornada de Literatura. Na parte da tarde, os trabalhos foram iniciados com a belíssima apresentação da Banda Marcial Érico Veríssimo, da escola homônima do município de Jacutinga. Dando prosseguimento à apresentação das boas práticas, a professora Maria Elizete Silva Martins, da EEEF Dr. Paulo Westphalen, do município de Palmeira das Missões, abordou o tema “O meio ambiente e a inclusão digital”. Em seguida, os professores Cleusa Molinari Battisti, Franciele Rosa, Marco Antonio Steffens e Márcia Negrello De Carlio, do Colégio Estadula Dr. Dorvalino L. Souza, de Cerro Grande. O tema deste trabalho foi “Tecendo Consciência Ecológica” A 25ª CRE, de Soledade, esteve representada por dois trabalhos. “Recordar é Viver”, da EEEM Saldanha Marinho, do município de Ibirapuitã, que foi apresentado pelas professoras Nadia Regina Zandonai, Cleusa Cimarosti Togni e Marina Rosilena da Silva Magnanti. E “Projeto Cinema”, do IEE Maurício Cardoso, de Soledade, apresentado pelas professoras Rejane Portela Perin, Diomira Maria Zanotelli Morais e Rita de Cássia Frandolozo. Para concluir as apresentações, a 15ª CRE, de Erechim, fez o relato de suas práticas. As professoras Adriana Geraldo e Saionara Bondan Cecchet, das escolas EEED Básica Dr Sidney Guerra e EEEM Dr João Caruso, de Erechim, abordaram o tema “Água, um direito de todos”. Já a professora Paula Sperandio, da Escola Normal José Bonifácio, fez o relato do trabalho “Fabricação de Microcomputadores e Fontes de Energia”.O evento deixou claro que a escola precisa trabalhar colaborativamente para que os projetos sejam desenvolvidos com sucesso. Apoio e participação da equipe diretiva e da comunidade escolar certamente são importantes variáveis para a estruturação de projetos que são desenvolvidos em longo prazo. Além disso, as apresentações realizadas apontam para o trabalho interdisciplinar como forma de viabilização dos projetos. Quanto à tecnologias digitais, foi possível perceber em vários relatos a presença dos softwares Impress/PowerPoint; Writer/Word; Calc/Excel; Movie Maker, Audacity e de celulares, câmeras digitais e pesquisas na internet. Isto confirma a fala da palestrante Adriana Richit, de que “o homem, desde os primórdios da história, produz conhecimento com e sobre as tecnologias”. Elas estão presentes na escola e necessitam da participação e do engajamento dos professores e dos alunos para que possamos mudar e produzir uma educação cada vez melhor. Sigamos em frente!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Planejando o Seminário de Boas Práticas Digitais

Aconteceu no dia 16 de setembro, na 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Erechim, uma reunião com o Grupo das cinco CREs e NTEs de Erechim, Carazinho, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Soledade que estão organizando o Seminário Regional das Boas Práticas em Tecnologias Digitais, que acontecerá dia 25 de outubro em Erechim e envolverá as áreas das Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências e suas tecnologias e Humanas e suas tecnologias.

Nesta oportunidade foram discutidos e definidos assuntos pertinentes ao evento.
Da 39ª CRE/Carazinho, participaram as professoras do setor pedagógico, Liciane Piasson Barletto e Claudia Leite Marques e do NTE/Carazinho, a professora Almira de Arruda Birk.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

XX Curso de Educação Digital

ProInfo Integrado é um programa de Formação continuada, voltada para o uso didático-pedagógico das tecnologias e mídias no cotidiano escolar, articulado à distribuição pelo MEC/SEED de equipamentos tecnológicos para as escolas públicas estaduais e municipais.
Desta forma nosso NTE/Carazinho, em parceria com a SMEC do município de Três Palmeiras inicia o XX Curso de Introdução à Educação Digital 40h para professores das escolas Municipais e Estaduais deste município e também do município de Trindade do Sul.
O principal objetivo deste curso é possibilitar a inclusão digital aos professores e gestores escolares e a utilização de recursos tecnológicos, dinamizando e qualificando os processos de ensino aprendizagem.
O curso está divididos em três Unidades:
Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social
Unidade 2: Internet: navegação, pesquisa, interação em rede
Unidade 3: Mídias e práticas pedagógicas.
São 23 professores, das Escolas: EEEM José Antonio Ferronato, EEEF Joaquim Nabuco, EEEF Antonio Manica, EEEF Felice Campanhoni, EEEF Ivânia de Oliveira, EMEF São José, EMEF Alberto Pasqualini, EEEF Santo Tomás de Aquino, EMEF Nossa Senhora da Saúde, EMEF Indígena Fág Ror e EMEF Santos Dumont que aceitaram este desafio e estão dispostos a compartilhar, interagir, colaborar e aprender, confirmando o que nos diz Paulo Freire “...aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação ...”
Mais uma etapa de reflexões, interações e muitas aprendizagens!

Formação em Sarandi

         No dia 30/08/2011, iniciamos a 7ª turma do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, na cidade de Sarandi. Os cursistas, em sua maioria da cidade de Sarandi, são provenientes das escolas: EEEF Dr João Carlos Machado (sede do curso), EMEF Maria Fortunata Armanini, EEEM Dr Aldo Conte, EEEF PE. Luiz Vigna, EEEF Dom José Coutinho, EEEF Albina C. Pazini – CIEP, EEEB Antônio João  Zandoná e Escola Criança Feliz Universos. Os objetivos deste curso são os de familiarizar os professores em relação à presença das TIC no cotidiano e na escola e promover uma reflexão sobre a prática pedagógica, transformando as tecnologias numa forma de construir conhecimento em sala de aula através da inclusão digital. O curso tem a duração de 100h, distribuídas em momentos presenciais e atividades à distância, no ambiente TelEduc. Na foto, as cursistas que aceitaram o desafio desta formação continuada. Parabéns, meninas!

domingo, 21 de agosto de 2011

VIII Seminário de Tecnologia Educacional

No dia 18/08/2011, participamos do VIII Seminário de Tecnologia Educacional, em Ijuí (RS). Promovido pelo NTE daquele município, o seminário é uma oportunidade de formação continuada utilizando o ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. No primeiro encontro presencial do seminário, assistimos à palestra do professor Adriano Teireira (UPF) sobre “O lugar das TICs na formação e na mediação da docência”. Na sua fala, o professor ressalta a desestabilização que as TICs trazem ao universo educacional, o que faz com que os educadores precisem repensar suas práticas em face do mundo digital, conectado e compartilhado em que estamos inseridos. Adriano Teixeira nos convida a deixar de lado a imagem de professor tradicional e “abraçar” as TICs, pois elas permeiam o processo de aprendizagem. Ainda pela manhã, a professora  Liane Dal Molin Wissmann debateu o Ensino à Distância, ressaltando as modalidades oferecidas no país e, especificamente, da realidade oferecida pela Unijuí. À tarde, houve um momento de socialização de Boas Práticas Pedagógicas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Formação em Tecnologias e Práticas Digitais

Nos dias 11 e 12 de agosto os Coordenadores dos
30 Núcleos de Tecnologia Educacional - NTEs e um representante das 30 Coordenadorias Regionais de Educação - CREs do RS participaram de Formação promovido pelo Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC/UFRGS e pelo Departamento de Logística e Suprimento - DLS da Secretaria de Educação – SEDUC/RS.
O dia 11 foi destinado para conhecer, divulgar e prospectar o Projeto Província de São Pedro, que irá contemplar com um computador por aluno a zona de fronteira com Uruguai mais Municípios Digitais e a grande Porto Alegre. Esta experiência em processo de expansão pretende atingir 150mil estudantes até 2014, que será piloto para uma efetiva política para toda rede pública.
Neste dia também os Coordenadores dos NTEs apresentaram as boas práticas digitais que vem sendo articuladas e realizadas pelas escolas que foram contempladas com o Projeto UCA, Um Computador por Aluno, do MEC.
A professora Almira de Arruda Birk, coordenadora do NTE/Carazinho, relatou práticas pedagógicas que professores e alunos da EEEF Manuel Arruda Câmara vem integrando ao uso dos laptops, buscando e criando estratégias e alternativas para uma educação inovadora.
No dia 12, a diretora do DLS, Ana Claudia Figueroa, apresentou as linhas de atuação, referindo-se ao fomento dos recursos digitais, consórcio com Universidades, Projeto Província de São Pedro, Projeto Tecnologia Digital no Ensino Médio e Prospecção de Formações que fomente o uso das tecnologias digitais.
Também nesta oportunidade, representantes da Microsoft socializaram ferramentas da Web, plataforma Live@Edu.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Seminário de Formação Continuada

Participamos, nos dias 19 e 20 de julho, da Formação Continuada para Trabalhadores em Educação promovida pela 39ª CRE na UPF - Campus Carazinho. Com a citação de Paulo Freire: “Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social de que fazemos parte”, o evento tratou de questões relevantes no espaço escolar. No dia 19/07, o professor e jornalista Marcos Rolim proferiu a palestra “Bullying: o pesadelo da escola”, enfatizando a importância de que a escola implemente regras claras de convivência quanto aos direitos, deveres e procedimentos pertinentes a ela, como instituição, e aos que a freqüentam (professores e alunos). Segundo o palestrante, o bullying consiste num tipo especial de violência que ocorre entre pares iguais, sem relação de hierarquia e com repetição. Este fenômeno social que vem se alastrando nas nossas escolas pode ser solucionado através da adoção de uma justiça restaurativa e mediadora, onde os envolvidos possam expor seus sentimentos e ter seus direitos garantidos. O momento foi enriquecido pela belíssima apresentação dos alunos da EEEM Antônio Mathias Anschau, de Nova Boa Vista, envolvendo o tema bullying.

Ainda no dia 19/07, na parte da tarde, a professora Marlete Diedrich abordou o tema da “Leitura: Compromisso de Todos na Escola”. Afirmando que os educadores desejam um mundo melhor, que possa ser transformado através da educação, a palestrante salientou a importância da leitura em todas as disciplinas, uma vez que é por meio do ato de ler que nos educamos. A segunda palestra da tarde foi proferida pelo professor Fritz Roloff, com o tema “Ensino Profissionalizante: Conjuntura atual das escolas técnicas”, mostrando o panorama vivenciado pelos alunos e professores dessa modalidade de ensino.

No dia 20/07, a manhã foi divida com as palestras “Educação Inclusiva”, realizada pela professora Marizete Muller, e “Programa Alfabetização e Letramento, realizada pela professora Guadalupe Menezes de Lima. Antes da pausa para o intervalo, todos ficaram encantados com a apresentação realizada pelos alunos da APAE do município de Sarandi, demonstrando a superação para vencer as “dificuldades” que a vida nos impõe.

Já na parte da tarde, ocorreu a palestra do professor Hercílio de Quevedo sobre o “Projeto: Cinema para Cegos” desenvolvido por ele junto à APACE – Associação Passofundense de Cegos. O professor Hercílio fez um breve relato sobre sua experiência como voluntário num trabalho de leitura de textos literários para os cegos da associação. Em seguida, fez uma explanação sobre o livro “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, e sua posterior transposição para o cinema com o recurso da áudio-descrição. A platéia foi convidada a fechar os olhos e vivenciar uma sessão de cinema para cegos, um momento para o confronto com a alteridade.

Certamente foi um evento muito proveitoso para todos os participantes, contemplando diversas áreas do saber, diferentes conjunturas escolares e questões relevantes para serem trabalhadas em qualquer disciplina. Parafraseando Paulo Freire, a escola não nasce feita, ela se constrói nas oportunidades de formação do corpo docente, nas conexões humanas e tecnológicas que estabelecemos e nas práticas sociais que apoiamos e/ou rechaçamos. Que este momento de integração e reflexão possa levar um pouco mais de “açúcar” para o cotidiano (e fazê-lo durar)...








sexta-feira, 8 de julho de 2011

XIX Curso Introdução à Educação Digital

Dia 07 de julho de 2011, a previsão segundo o site do Climatempo indica que o frio persiste com geada ao amanhecer, mas o dia será de sol. A temperatura Mínima 0º C e a Máxima 14ºC. Apesar do frio intenso nos aguardavam em Barra Funda na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Antônio João Zandoná, 28 professores entusiasmados e dispostos a compartilhar e construir novas formas de incluir aprendizagens com mídias e tecnologias. Esta é a XIX turma para o Curso Educação Digital 40h, tem como objetivo contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, familiarizando-os e motivando-os para a utilização dos recursos e serviços do Sistema operacional Linux Educacional e da Internet. Vamos refletir sobre a importância do uso responsável da Internet, das ferramentas digitais, das novas formas de aprender e ensinar a partir das potencialidades que estas  ferramentas oferecem. A metodologia deste curso  integrará também  o uso pedagógico das ferramentas  ambiente virtual de aprendizagem TelEduc, demonstrando as contribuições das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tecnologia, Sonhos e Saberes

No dia 29/06/11, iniciamos o Curso “Tecnologia, Sonhos e Saberes” com os funcionários das escolas estaduais de abrangência da 39ª CRE. São 25 participantes, oriundos das escolas EEEF Eduardo Graeff, EEEM Ernesta Nunes, EEEF Manuel Arruda Câmara, EEEM Veiga Cabral e 39ª CRE.  O curso aborda o sistema operacional Windows, visando a troca de experiências entre os cursistas e as diferentes realidades escolares, bem como uma oportunidade de aprofundar saberes relacionados  às tecnologias hoje tão presentes no espaço escolar. Na foto, os cursistas que se “atreveram” a enfrentar o frio e a chuva deste nosso inverno.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amanhecer no NTE em 28/06/11

"(...) Pouco a pouco, dissipam-se no espaço

As névoas da manhã; já pelos montes

Vão subindo as que encheram todo o vale;

Já se vão descobrindo os horizontes. (...)"
                                
(Machado de Assis - Poema Manhã de Inverno)






quarta-feira, 22 de junho de 2011

Parceria NTE/ SMEC Carazinho

No dia 20 de junho de 2011 realizamos, a convite da SMEC de Carazinho, a oficina “Novos Olhares sobre Minha Terra” para os professores responsáveis pelos Laboratórios de Informática das escolas municipais. A idéia foi a de oportunizar a esses professores um momento para refletir sobre recursos e situações de aprendizagem no contexto das tecnologias e da cultura contemporânea. Também foi apresentado o Projeto “Minha Terra” do Portal Educarede (www.educarede.org.br), um ambiente de aprendizagem que proporciona a inclusão digital de alunos e professores através de eixos temáticos da cultura regional. Os professores trabalharam em grupos sobre o uso das mídias no contexto escolar e receberam explanações sobre os softwares online Prezi e Toondoo. São oportunidades como essa de encontro, compartilhamento de angústias, alegrias e saberes que enriquecem o trabalho  cotidiano. Sigamos em frente!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Formação Programa Escola Ativa

E lá fomos nós!
Aguardavam-nos na EMEF Santa Terezinha em Constantina/RS, 23 professores para mais uma etapa de formação do Projeto Escola Ativa.
Nos dias 23 e 30 de maio de 2011, o NTE em parceria com a 39ª CRE
e a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu  o conteúdo do material de Apoio do Módulo VI – Tecnologias na Educação no Campo. Nesta formação encontramos professores conscientes que a atuação do educador é fundamental, uma vez que planeja, organiza e é o mediador do processo de ensino.
Dispostos a aprender a aprender, e inserir  as tecnologias como um recurso que qualifica e enriquece as possibilidades da aprendizagem, estes professores participaram das atividades pedagógicas propostas
que incluíram os programas e conteúdos do Linux Educacional, a exploração do DVD “Escola Ativa” com sugestões de atividades, jogos e brincadeiras integradas às tecnologias e à cultura contemporânea contextualizando as diversidades sociais e culturais.

“(...) Creio que o grande Jogo a ser jogado nos próximos tempos, será o Jogo do Despertar da Consciência de Comum-Unidade. Um Jogo muito mais interno do que externo, e paradoxalmente, cada vez mais compartilhado. Este Jogo deverá ser praticado nos campos do cotidiano, para ampliar nossa percepção da realidade e aprimorar nossa co-opetência para vivermos um novo dia... juntos!”
BROTTO,Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos - O Jogo e o Esporte como um Exercício de
Convivência.2001)

Escolas participantes:
SMEC;
EMEF General Osório;
EMEF Joaquim Nabuco;
EMEF Bento Gonçalves;
EMEF Cristóvão Colombo;
EMEF Santa Terezinha.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Educação Digital 40h

Iniciamos no dia 11/05/2011, no NTE, mais um Curso Educação Digital 40h, tendo como objetivo contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, familiarizando-os e motivando-os para a utilização dos recursos e serviços do Sistema operacional Linux Educacional e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto de uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Participam deste Curso 29 professores das escolas:EEEM Armindo Edwino Schwengber, EMEF Espírito Santo, EMEF Monteiro Lobato e EMEI Carolina Riva do município de Colorado. EEEF Dr. João Carlos Machado, EEEF Pe. Luís Vigna, EEEF Pe. Manoel Gonzales, EEEF Sepé Tiarajú do município de Sarandi, IEE Júlia Biliart e SMEC de Chapada, EEEB Érico Veríssimo de Carazinho.

sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães

Para você Mãe  que acalenta e acalma; que oferece e exige; que educa e faz viver!
PARABÉNS!
Equipe do NTE.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Oficina Escola Ativa: Brincadeiras e Jogos


“Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo,
mas aprendendo a jogar(...)”
Elis Regina
Aprendendo A Jogar


O jogo educa para quê?
Qual a visão de mundo e humanidade e que valores estão por trás dos jogos que jogamos?
No dia 04 de maio de 2011 realizou-se no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), em parceria com a 39ª CRE, mais uma etapa de formação para professores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio que participam do Projeto Escola Ativa.
Parceiros de sucesso, a ludicidade e a aprendizagem andam juntos. Brincadeiras e jogos permitem à criança assimilar, recriar, raciocinar e descobrir experiências sócio-culturais. A grande jogada é educar para a vida, oportunizar experiências individuais e coletivas que tornem os alunos sujeitos capazes de interagir, compreender e aprimorar competências.
Neste evento, buscamos oportunizar aos professores cursistas espaços, recursos e situações de aprendizagem que permitam realizar atividades pedagógicas incluindo os programas e conteúdos do Linux Educacional, como possibilidade de novas interações de ensino e aprendizagem. Além disso, foi realizada a exploração do DVD “Escola Ativa” com sugestões de atividades, jogos e brincadeiras integradas às tecnologias e à cultura contemporânea contextualizando as diversidades sociais e culturais.

“Na medida em que os jovens se exercitam em aula por meio de jogos digitais, aprendendo informalmente conceitos visuais e verbais, o professor educomunicador tem como papel formar em seus alunos não apenas meros jogadores, mas produtores de cultura”
(VIANA,Claudemir Edson. Jogos digitais na escola).

Escolas participantes:
Escola Israelina Martins Silveira e Escola Aloysio Hofer do município de Chapada;
Escola PE. Escola Manuel Gonzáles e Escola Sepé Tiaraju do município de Sarandi;
Escola Osvaldo Ritter do município de Saldanha Marinho;
Escola São Bento do Distrito de São Bento;
Escola João Menegon e Escola 28 de Março do município de Rondinha;
Escola Isabel de Orleans do município de Ronda Alta;
Escola Joaquim Nabuco do município de Três Palmeiras;
Escola Antônio Mânica, Escola Felice Campanhoni e Escola Ivânia de Oliveira do município de Trindade do Sul;
Ensino Médio Veiga Cabral do município de Carazinho

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reunião dos NTEs

Aconteceu no dia 15 de abril, na Escola Técnica Parobé, em POA, a primeira reunião de trabalho dos NTEs em 2011. A abertura da referida reunião, bem como os demais trabalhos, foi coordenada pela professora Ana Claudia Figueroa, diretora do Departamento de Logística da Seduc, enfatizando o papel dos NTEs quanto aos aspectos estruturais e de formação.

Orientações e diretrizes foram construídas em grupos. A partir deste ano o gerenciamento dos NTEs será feito pelo setor da Logística em conjunto com o Departamento Pedagógico das CREs, destacando que as ações e Formações devem estar integradas ao trabalho deste setor.

Um dia de informações, discussão, orientações e construção de estratégias para fomentar o Plano de Trabalho, dentro da concepção de inovação e inclusão tecnológica. Foi, sem dúvida, uma forma de demonstrar o quanto os NTEs podem contribuir para a modernização tecnológica, um dos eixos norteadores da gestão atual.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Educação Digital

No dia 04/04/11, iniciamos a turma XV do Curso Introdução à Educação Digital – 40h. O grupo é formado por professores das escolas EEEM Marquês de Caravelas; EEM Cônego João Batista Sorg; EMEF Pedro Pasqualotto; EEEF São Bento; EEEF Manuel Arruda Câmara; EEEF Eduardo Graeff e EEEF Alfredo D’Amore.

Mais uma turma compartilhando práticas pedagógicas e conhecimentos sobre a utilização do Linux Educacional nas escolas.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

É Páscoa! Momento de união, de amor, de família e de paz... Tempo de agradecer, de parar para refletir, de ver a vida diferente. Tempo de renovar a fé e a esperança, de recomeçar...
Feliz e abençoada Páscoa!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Novas Turmas

No dia 29/03/11, iniciamos novas turmas do Curso Introdução à Educação Digital – 40h. A turma Educação Digital XVI

 se desenvolve no Núcleo de Tecnologia Educacional para professores das escolas EEEF Eduardo Graeff, EEEF Alfredo D’Amore, EEEB Érico Veríssimo, EEEF Arruda Câmara,EEEM Santo Antônio, EMEF Eulália Vargas de Albuquerque, EMEF Dr. Piero Sassi e CMEP.
A turma Educação Digital XVII está
acontecendo
em Victor Graeff na  EMEF Leonel de Moura Brizola e conta com a presença de professores das escolas EEEB José Maria de Castro, EMEI Felipe Alflen, EMEF Marcílio Dias  e EMEI Cantinho do Amor. Neste curso, os professores irão conhecer e explorar o sistema operacional Linux Educacional, possibilitando que dinamizem suas práticas pedagógicas. No primeiro encontro, os cursistas foram recepcionados com a mensagem de que o presente é cada vez mais tecnológico. Para isso precisamos atuar, interagir, aprender a aprender.
Após foram convidados a explorar os conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores. Dentro do conteúdo do curso serão abordados os softwares do Linux Educacional, conceitos e recursos da internet e também mídias e práticas pedagógicas.

Lançamento Projeto UCA

             Aconteceu no dia 29/03/11 o lançamento do Projeto UCA na EEEF Manuel Arruda Câmara, em Carazinho. Em clima de festa, a comunidade escolar se integrou ao mundo digital através da utilização dos laptops educacionais pelos alunos e professores. Muito bem organizado, o evento contou com a presença da equipe da 39ª CRE, representante da Câmara de Vereadores, da SMEC, do NTE, do CPM e Conselho Escolar. Além disso, o padre Arnildo Fritzen abençoou a escola e o projeto, enfatizando a humanização que se faz necessária num mundo cada vez mais mediado pela máquina. A diretora, Gelsi de Oliveira, fez uma retrospectiva sobre a escola, mostrando que o uso da tecnologia já integra a proposta pedagógica há alguns anos.
           O desafio agora é trabalhar as possibilidades educacionais que o laptop oferece, potencializando descobertas e novas aprendizagens.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hora do Planeta

Hora do Planeta 2011 - Apague as luzes para ver um mundo melhor

Este é um convite a todos para desligarem as luzes por uma hora, das 20h e 30min às 21h e 30min no dia 26 de março.

É uma ação para provocar a reflexão sobre o padrão de consumo, o aquecimento global e para chamar a atenção aos problemas ambientais.
Acesse o site http://www.horadoplaneta.org.br/ e participe, divulgue na escola, na comunidade e aos amigos!
Aproveite, estimule, trabalhe com o tema!
Assista aos vídeos!
Participe!
Mas, acima de tudo, faça a sua parte:
Apague a luz para ver um mundo melhor.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Mulher!
Hábil tecelã da vida, mulher não tem igual, é peça única.
Puxa os fios ,tece e destece, arremata com sensibilidade reinventando à sua moda.
Fios, tramas, redes em um contínuo alinhavar, costurar e arrematar figurinos que tecem e unem a vida.
Nos entremeios e alinhavos a suave linha do olhar realiza conexões que interligam outras áreas do conhecimento na tentativa de conexões cada vez mais fortalecidas.
Ela está cada vez mais presente reafirmando sua competência como uma perfeita estilista.

Dia Internacional da Mulher
08 de Março
NTE/Carazinho/2011
                                                                                    

quinta-feira, 3 de março de 2011


Formações NTE 2011

As inovações tecnológicas e midiáticas ocorrem em ritmo alucinante. A tecnologia ganha cada vez mais espaço em nossa sociedade. A escola é o espaço do afeto e da alegria, do acolhimento e do conhecimento.
Como podemos integrar os três aspectos?
Venha fazer nossos cursos e, juntos, discutiremos maneiras de ressignificar e humanizar o conhecimento, os conteúdos e a educação.
O Núcleo de Tecnologia Educacional/NTE/Carazinho, integrado às ações da 39ªCRE/CATE/SE/RS, Sala de Aula Digital e do ProInfo Integrado/MEC, através do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, promovem a Inclusão Digital dos professores, desenvolvendo as seguintes formações com previsão de início em março 2011.
Os Cursos serão realizados no NTE ou nas Escolas se formados grupos de no mínimo 20 Professores.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 17/03, 5ª feira.
1- Na escola, através da planilha abaixo, a qual deverá retornar pelo e-mail:
ntecar@gmail.com ou impressa e entregue na 39ª CRE (escaninho do NTE)
2- Através do blog do NTE acesse: http://ntecarazinho.blogspot.com/

                           Cronograma dos Cursos, Conteúdo Programático, Ficha de Inscrição

1 - Curso Educação Digital (40 horas)
Modalidade: Presencial
Objetivo: Familiarizar professores com a utilização de recursos básicos de computadores (Sistema operacional LINUX Educacional e ou Windows) e Internet.
1.1 - Cursos Educação Digital - 40 horas
         Dia/Turno: 3ª Feira/Tarde
         Local: NTE
         Horário: 13h30 às 17h
         Início: 21/03 a 23/05/2011
1.2 - Cursos Educação Digital - 40 horas
        Dia/Turno: 3ª Feira/Noite
        Horário: 18h 30 às 22h
        Local: NTE
        Início: 22/03 a 24/05/2011
1.3 - Cursos Educação Digital - 40 horas
        Dia/Turno: 6ª Feira/ Manhã
        Local: NTE
        Horário: 8h às 11h 30
        Início: 25/03 a 03/06/2011
2 - Curso de Tecnologia Educacional na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (100h)
      Modalidade: A distância
     Objetivo: Oferecer subsídios teórico-metodológicos-práticos para que os professores possam:
-Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem em suas escolas;
-Planejar estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e ao efetivo desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série(PCN);
-Utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Carga horária: 100 horas, 36h presenciais e 64 a distância.
Ambiente Virtual: Tel Educ
Conteúdo:
Unidade I – Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola
Unidade II – Internet, Hipertexto e Hipermídia
Unidade III – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Unidade IV – Currículos, Projetos e Tecnologias
   2.1 – Curso de Tecnologia Educacional na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (100h)
            Dia/Turno: 5ª Feira/Tarde
            Local: NTE
            Horário: 13h30 às 17h
            Início: 24/03 a 14/07/2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Abertura Oficial do Ano Letivo_2011


No dia 25 de fevereiro/2011 no campus da Universidade de Passo Fundo em Carazinho, a equipe de professores do NTE esteve presente na abertura oficial do ano letivo.
O secretário de Estado Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, juntamente com a Coordenadora Regional da Educação da 39ª CRE, Gelci Terezinha Quevedo Agne enfatizaram os desafios da educação contemporânea.
Como qualificar a educação frente a tantas inovações?
É preciso oportunizar formações continuadas para os professores, ressignificar os espaços escolares e os conteúdos, abrangendo novas estratégias e recursos tecnológicos.
Assim, acredita-se na transformação  da escola num espaço de sensibilidade social, que desperte o desejo de aprender, pois “Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar o que não se faz sem abertura ao risco e a aventura do espírito.” Paulo Freire
Um ótimo inicio de ano letivo a todos!


terça-feira, 1 de março de 2011

NTE integrado às Formações de Início de Ano Letivo das Escolas

A convite da diretora da EEEM Armindo Edwino Schwengber do município de Colorado, professora Andrea Rizzardi, a equipe do NTE participou da Formação dos Professores da escola no dia 24/02/2011. As formadoras, Almira de Arruda Birk e Andrea da Rosa, e o técnico do NTE, Acmet Sleman, desenvolveram uma Oficina sobre o uso das mídias e tecnologias no contexto educacional, com o objetivo de proporcionar aos professores espaço para conhecerem o Linux Educacional, bem como os softwares disponíveis nesse sistema operacional. Além disso, o encontro oportunizou a reflexão sobre  a inclusão das tecnologias na escola e as possibilidades de uso pedagógico dessas tecnologias, tais como as redes sociais. Participaram do evento 24 professores, os quais se mostraram dispostos a desvendar o Linux e a utilizar a sala de aula digital com os seus alunos. Próxima parada? Mais formação continuada!