quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Contando histórias...Educação Digital I

Curso de Introdução à Educação Digital I –26/06/08 a 08/09/2008, apenas 06 cursistas, um grupo pequeno, mas que valem por muitos...05 destes prof são da EEEM Antônio Mathias Anschau, do município de Nova Boa Vista, distante aproximadamente 50 km. do NTE/Carazinho. Na maioria das noites que vieram para o Curso o tempo não colaborou, ou chovia ou estava muito frio. Uma noite tivemos até mesmo que cancelar a aula, pois ligaram avisando que não poderiam sair do referido município ou ficariam “atolados”, já podem imaginar como se chega à Nova Boa Vista? É isto mesmo são 8 km de estrada de chão, mas isto não os impediu de realizarem o curso. Todas as noites quando chegam, riem muito, sempre têm histórias da viagem para contar, incluindo é claro, os “quitutes” da padaria de Carazinho que é “parada obrigatória”. Soma-se a este bom humor o interesse e vontade de aprender do grupo e em especial, os Projetos que esta escola desenvolve, demonstrando o quanto estão envolvidos com a sua comunidade escolar para uma educação de qualidade.
A outra cursista é da EEEM José Gomes Portinho do município de Coqueiros do Sul, é professora das séries iniciais, seus alunos já estão construindo trabalhos no linux educacional, demonstrando a contribuição do uso das tecnologias integradas aos conteúdos curriculares.
Daqui uns dias este curso irá encerrar, mas com certeza, continuaremos conectados, construindo uma trajetória educacional onde o uso integrado de mídias e tecnologias nas diferentes áreas do conhecimentos possibilite a escola tornar-se um espaço dinâmico, ensinando e aprendendo a educar para o desenvolvimento da autonomia, para a convivência com as diferenças, para o respeito mútuo, enfim, para uma educação que promova o ser humano.
Também é importante salientar que os professores optaram por construir o Blog da escola, incluindo a escola no mundo virtual.
Magia, encantamento, aprendizagens e criatividade promovidas pelo uso das tecnologias, este é o recado que o NTE quer deixar, através do painel construído para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário